Fatos

domingo, 22 de novembro de 2009
Não fui pro culto hoje.
Primeiro pensei comigo: “não quis ir, já fui ontem”. Depois pensei: “não tem problema eu faltar um domingo só” e ainda “meu braço tá doendo, foi melhor não ir”. A última desculpa que me dei foi: “Mainha tá doente, foi melhor ficar em casa com ela”.
Não é bem o fato que me incomoda. É o quanto o fato me incomoda. Porque eu não posso simplesmente faltar? A igreja fica a 45 minutos daqui, de ônibus, e eu preciso estar na parada de ônibus no mínimo uma hora antes. Tá, aqui estou eu me justificando de novo. A questão é: “porque eu preciso dar desculpas?”. Porque eu não consigo entender que é natural que eu às vezes falte os cultos e que isso não precisa necessariamente me levar pro inferno? Ou que não é o fato de eu nunca faltar os cultos que vai me levar pro céu?
Bem, taí. Eu era legalista e não sabia.

6 comentário(s):

  1. andre' disse...:

    Todos nós somos (ou eramos) meu bem! E justificativas é o que não faltam... Somos realmente bem parecidos... Mas é assim mesmo... A gete vai tomando consciencia das coisas e vai tentando mudar... Bjo

  1. Unknown disse...:

    É verdade, por esses dias atrás me deparei com um testo sobre deserto (Blog Ana Paula Valadão), e lá falava que muitas das vezes nós vamos para o deserto e lá nossas mascaras caem (...), e de repente eu me deparei em um deserto, constantemente levando em conta a salvação pela graça na mente, mas me torturando e sendo profundamente legalista no coração, minha mascara caiu pra mim mesmo, finalmente Deus tem feito na minha vida e tenho verdadeiramente vivido na preciosa e abundante Graça.

  1. Leandro Neri disse...:

    Nossa!!
    Eu não tinha visto esse post ainda! O_o
    E nem sei o porquê! Seu blog é dos que mais leio!

    Muito boa sua refelexão!
    Me vejo na mesma situação muitas vezes, por incrível que pareça! O_o

  1. Letícia disse...:

    Já passei por essas questões e elas voltam de vez em quando. Me permito faltar quando não estou com vontade de ir à igreja.

    Quero prestar culto a Deus com vontade e satisfação, ainda que passando por tribulação.
    Quando não estou com vontade, fico em casa, leio um livro, durmo, vejo tv, faço nada, mas sou sincera, comigo e com o Senhor.

  1. Oi Nine. Sou LiLi...lá do Skoob. Bom, eu entendo perfeitamente o que voce escreveu aí em cima. Também já vivi isso, e hoje Deus tem me mostrado que isso é totalmente ridículo: dar desculpas pra Ele. E o pior, somos ensinados de uma forma mascarada, a sentir culpa quando faltamos aos cultos. Porque ensinam isso? Eu também estou tentando compreender ainda. Mas a verdade é que, Deus conhece o nosso coração, e quer que sejemos sinceros com Ele, Ele que um relacionamento puro, real e verdadeiro...sem necessidade de mentiras, escusas, ou aparencias. Deus nos abençoe!

  1. vitorferolla disse...:

    é verdade, faz todo sentido... quase sempre q falto o culto eu penso em justificativas.


    tb sou legalista =/