quinta-feira, 18 de março de 2010

Todo relacionamento passa por fases. Talvez algumas pessoas distingam cada fase de forma particular, diferente. O fato é que as fases são parte do todo que é cada relacionamento. Portanto, vamos a elas!

1ª fase: Travando conhecimentos

Depois do primeiro contato, começamos a aprender a respeito da pessoa com quem estamos nos relacionando. Nessa fase, perguntar é o melhor, e também o mais usado, meio de se conhecer alguém. Aqui nós descobrimos tudo o que nos fará, ou não, levar esse relacionamento adiante.

2ª fase: Criando intimidade

Nessa fase nós vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na primeira fase do relacionamento. Se resolvemos levá-lo à frente, esse é o momento de utilizar o que aprendemos para construir junto a este alguém, uma ligação íntima. Ao criar intimidade, chegamos ao momento principal do relacionamento. Aqui já não é preciso tantas perguntas, pois já podemos analisar o que a outra pessoa sente de acordo com aquilo que já sabemos dela. Esta é provavelmente, a fase mais feliz do relacionamento.

3ª fase: Relaxando

Após aprender sobre alguém, e assim, conquistá-lo, criando com ele uma ligação, nós chegamos na fase mais perigosa de um relacionamento. O momento em que abaixamos a guarda e nos enchemos de confiança a respeito do que este alguém sente por nós. Tendo sigo conquistada tal pessoa, nos damos conta do nível de importância que temos pra ela, e assim, compreendemos que tal pessoa não corre mais o risco de dar passos para longe de nós, criando um sentimento de comodismo muito comum, e que geralmente leva os relacionamentos ao seu momento crítico. Muitos relacionamentos chegam ao fim nesta fase.

4ª Fase: Cuidado

Se o relacionamento consegue passar pela fase mais perigosa, ele ganha força e fôlego pra seguir em frente. Aqui se inicia o que eu chamo de fase do cuidado, onde nós já sabemos o que fazer, e além disso, sabemos o que não devemos fazer. Assim, iniciamos um momento de cuidado com o outro, com o que o outro sente, entendendo que nem tudo dura para sempre e que até o melhor sentimento pode morrer se não for bem cuidado.

E aí, o que é que vocês acham?

2 comentário(s):

  1. Pathy Lira disse...:

    Eu acho que você entende de relacionamentos e que sabe cuidar muito bem dos seus. Obrigada por ensinar.

  1. Dauryda Torres disse...:

    Parabéns pelo post. Você como sempre com pensamentos que nos ensinam a como lidar com certas situações tão presentes.
    Gostei demais do tema. Eu penso nisto quando vou começar um relacionamento. Ou deveria pensar mais. Valeu pelas palavras.